Destiel é (finalmente) canon!

É isso mesmo que você acabou de ler. Depois de 12 anos, Castiel assumiu os seus sentimentos por Dean ontem. 

Ontem foi o dia em que tudo mudou, foi o dia em que contas antes suspensas voltaram à vida, foi o dia em que os bons filhos a casa tornaram, foi o dia em que o Tumblr e o Twitter marcaram todo o surto de um dos acontecimentos mais (in)esperados da história. Foi o dia em que nós deixamos de ser considerados loucos. O dia da justiça.

Eu vivi muitas coisas no dia 5 de novembro de 2020, muitas, e acredite quando eu digo que eu não esperava (mesmo com todas as minhas maiores esperanças adormecidas dentro de mim) que eu viveria o que eu vivi às badaladas das 23h de ontem.

Eu tremia. Eu sorria. Eu tava incrédulo, querendo muito acreditar mas morrendo de medo de ceder às minhas esperanças e acabar me decepcionando como tantas outras vezes já havia acontecido. Só que dessa vez não era dúbio, dessa vez não era subtexto, dessa vez não foi enrolação. DESSA VEZ TEVE UMA CENA INTEIRINHA, UMA CENA DE MAIS DE DOIS MINUTOS, DO CASTIEL FALANDO QUE SER FELIZ NÃO ERA TER O QUE ELE QUERIA MAS QUE FELICIDADE ERA EM SIMPLESMENTE SER, DEIXANDO CLARO QUE SE IMPORTOU COM O MUNDO POR CONTA DO DEAN, QUE FOI DEAN QUEM MUDOU ELE, QUE ELE AMAVA O DEAN.

E NÃO PARA POR AÍ PORQUE O CONTEXTO É PRECISO SER DISCORRIDO: Castiel tinha feito um acordo com o Vazio, a entidade para onde todos os anjos e demônios mortos vão, para manter o seu filho, Jack, vivo. O acordo consistia em ele ser levado no momento que sentisse uma Felicidade Genuína™. Com Dean sendo caçado por Billie, a nova Morte, após ter colocado a vida dela em risco e cair na armadilha de vingança dela, é confessando o amor que sente por Dean que Cas o salva da morte iminente. O seu sacrifício final é feito em nome do amor, um dos maiores tropes românticos da história dos romances cisheterossexuais que a gente vê por aí.

ISSO TUDO NUM EPISÓDIO ONDE A AU!CHARLIE PERDE A MULHER DA VIDA DELA E O SAM PERDE A MULHER DA VIDA DELE.

PORRA, SABE?

E assim, eu e meus amigos já entramos nessa questão VÁRIAS vezes, mais vezes do que eu talvez seja capaz de contar, e SEMPRE que estipulamos uma provável cena que tornasse tudo que vimos, tudo que sabíamos que tinha sido incluído em Supernatural de maneira romântica ao redor daqueles dois, real seria no final da série. E FOI!!!!!!!

Segue cenas DESSA TEMPORADA que refletem muito o desenvolvimento ainda mais latente que das temporadas anteriores, desenvolvimento esse que levou para esse exato momento de nosso ano 2020 abençoado por Deus:

EPISÓDIO 2

"Dean, você perguntou o que disso tudo é real..."

"Nós somos."

EPISÓDIO 3

"Você costumava confiar em mim, me dar o benefício da dúvida. Agora você mal consegue olhar para mim."


"Meus poderes estão falhando. Eu tentei conversar com você mais de uma vez e você só não quis me ouvir. Você não se importa. Eu tô morto para você."

"Você ainda me culpa pela Mary."



"Bem, acho que não há mais nada para ser dito."

"Onde você tá indo?"

"Jack está morto. Chuck está por aí. Você e Sam tem um ao outro."

"Acho que está na hora de eu seguir em frente."







EPISÓDIO 6

Cas: "Oi?" | Dean: "Cas..."

"O Sam tem ligado pra você."

"Eu sei."

Dean: "E você checou as mensagens dele?"| Cas: "Não."

"Certo, muito inteligente, por que você iria, não é mesmo?"

"Olha, eu não sei se você se importa ou não, mas, uh... Deus--Chuck tá de volta."

"Então se cuida."

"E vai ouvir as suas mensagens!"

*Dean desliga a ligação*

*Cas voltando ao personagem na frente do xerife* "Claro, senhor.  Obrigado, senhor."

EPISÓDIO 7

"Você ligou para o outro-outro-outro celular do Dean."

"Deixe uma mensagem."

"Dean, eu preciso que você me ligue de volta."

"O Sam tá machucado e eu..."

"Cadê você?" *encerra a ligação*


"Hey!"


"Dean."

"Eu recebi a sua mensagem. O Sam, ele--"

"Ele tá bem."



"Bom. Isso é bom."


"Bom."

EPISÓDIO 8



"O que é que eu tô captando entre vocês dois?"

"Problemas no paraíso?"

"Contem para a Tia Rowena."

Dean: "Tá tudo bem, não se preocupe com isso." | Cas: "Tá tudo bem."

"Garotos? Consertem isso."



"Você não merecia isso."

"E desde quando a gente consegue o que merece?"




EPISÓDIO 9

"Eu já havia pedido desculpas para você, você quem se recusou a ouvi-las."

"Desculpe que eu tenha tocado no assunto."

"Talvez se você não tivesse largado a gente..."

"Você não me deu nenhuma escolha."

"Você não podia me perdoar e não conseguia seguir em frente."

"Você estava muito bravo."

"Eu fui embora, mas você não me impediu de ir."









"Cas, eu espero que possa me ouvir."

"Que, onde quer que você esteja, não seja muito tarde."

"Eu deveria ter te impedido."

"Você é meu melhor amigo, mas eu só deixei você ir embora..."

"... porque era mais fácil do que admitir que eu estava errado."

"Eu não sei porque eu fico tão bravo."

"E... e eu... Eu perdoo você. É claro que eu perdoo você."

"Cas, eu sinto... Eu sinto muito."

"Eu espero que você possa me ouvir."









Dean: "O que aconteceu?" | Cas: "Eles foram atrás de mim, não de você."

Cas: "Eu supus que seria mais fácil me render." | Dean: "Eles te levaram para a Eve?"

Cas: "Sim, a gente tava a caminho dela... Eu esperei até ver isso."

*mostra a flor*

"Deu uma amassadinha de leve..."


"Okay, Cas... Eu preciso te dizer uma coisa."

"Você não precisa dizer nada... Eu ouvi na sua oração."






EPISÓDIO 12

"Kelly tinha fé de que Jack seria bom para o mundo."

"E eu também. Eu tinha certeza disso."

"E quando tudo deu errado e Deus o tirou de nós, eu me senti perdido como nunca antes porque eu sabia que a história não havia chegado ao fim. Eu sabia que Jack não tinha chegado ao seu final."

"E eu tava certo."

"Bem, um brinde a estar certo."


EPISÓDIO 13

"Será que um dia ele vai me perdoar?"

"Sabe, o Dean, ele... sente as coisas..."

"Mais intensamente que qualquer humano que eu já tenha conhecido. Então é possível que ele consiga."

"Um dia ele explode,..."

"... e deixa tudo aquilo sair."

"Então ele respira fundo e segue em frente."

EPISÓDIO 17

"Me poupe do seu desprezo, Castiel."

"O anjo que se odeia, o anjo da quinta-feira."

"Você sabe o que toda versão de você fez ao 'agarrar ele firme e tirá-lo da perdição?'"

"Eles fizeram o que foram mandados fazer."

"Mas não você."

Eu poderia ainda falar sobre muita coisa, como quando tivemos paralelos referentes ao Dean e Cas com Sam e Eileen em relação ao "nós somos real" ou com DreamHunter (Claire e Kaia), um casal sáfico que foi construído com base em tudo que já nos foi apresentado deles dois (sem sequer as frases serem reconstruídas, um literal CNTL+C/CNTL+V), um casal que teve seu final feliz. Poderia até voltar às temporadas anteriores e falar sobre como é difícil para ele, com um pai como o John, explorar esses sentimentos que ele tem enclausurado dentro de si, tanto que isso foi apresentado mais de uma vez nessa temporada, especialmente com a presença de Amara, que serviu para nos relembrar tudo o que ele viveu com Cas ainda na décima primeira temporada, temporada esta que foi responsável por enfatizar como a ligação de Dean com ela não era párea para a dele com Cas, ressaltando as questões internas dele dentro de uma igreja quanto a "experienciar sentimentos, sensações, que ele nunca antes sentiu".

Bem, acho que é justamente isso que eu fiz. O que eu quero dizer é que não é algo de hoje e, mesmo com a confirmação narrativa e textual, mais a confirmação dos atores, dos escritores e de grandes sites que noticiaram, ainda é importante ter isso tudo em mente porque ainda tem gente mal-caráter por aí querendo questionar a veracidade de algo que ninguém faria se fosse um casal cisheterossexual em tela. 

Ninguém falaria sobre "ambiguidade" sem ter visto todo o episódio ao terem visto só aquela cena do Cas se proclamando para o Dean caso fosse um casal cisheterossexual. Ninguém falaria que "é só amizade" se fosse um cara que já tivesse dado uma mixtape pra uma  menina com as músicas que o pai ouvia e tinha, décadas antes, feito uma mixtape para dar para a futura esposa dele (fazendo também um paralelo direto do próprio Dean dando uma mixtape para alguém que gostou no passado). Ninguém falaria essas besteiras se vissem como Dean ficou, idêntico ao pai quando perdeu a mãe dele, quando ele perdeu o Cas se o romance fosse de um homem com uma mulher. Ninguém falou isso quando foram feitos os paralelos de Caim e Colette, de Jesse e Cesar ou de Lily Sunders, além de tantos outros momentos, a Dean e Castiel.

Eu até cheguei a escrever uma análise sobre a relação deles nessa temporada, ainda bem lá no comecinho dela.

O que eu quero deixar explícito aqui com isso tudo é que isso é importante, isso tudo é mais signficativo do que alguns de vocês possam imaginar que seja. Foram 12 temporadas de espera, de ouvir que éramos loucos e iludidos... Foram 12 anos vendo acontecer o maior romance slow burn de todos os tempos rezando por algo que, quando chegou, foi MUITO mais e MUITO além do que jamais sonhávamos que teríamos. Foi lindo, foi atencioso e também simbólico.

E mais especial ainda é que foi Robert Berens, um dos poucos escritores queer de Supernatural, o responsável pela cena que mudou tudo, cena esta foi escrita ainda no começo dessa última temporada. ESSA CENA FOI ESCRITA NO PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO DOS ROTEIRISTAS:

"Quando Jack estava morrendo, eu fiz um acordo para salvar ele."

"Você o quê?"

"O preço era a minha vida. Quando eu experienciasse um momento de verdadeira felicidade, o Vazio viria por mim e me levaria para sempre."

"Por que você está me contando isso agora?"

"Eu sempre me perguntei, desde quando eu aceitei aquele fardo, aquela maldição--Eu sempre me perguntei o que poderia ter sido. Como a minha verdadeira felicidade seria."

"E eu nunca soube a resposta. Porque o que eu quero--É algo que eu sei que eu não posso ter."

"Mas eu acho que eu sei. Eu acho que eu sei agora que felicidade não é em ter, é em simplesmente ser. É em somente dizer isso."

"Sobre o que você tá falando?!"

"Eu sei. Eu sei como você se vê, Dean."

"Você se vê da mesma maneira que nossos inimigos te vêem."

"Você é destrutivo e bravo e quebrado. Você é o 'intrumento quebrado do papai'."

"Você acha que o ódio, a raiva--Que isso é o que te motiva, que é quem você é."

"Não é! E todos que conhecem você vêem isso. Tudo que você tem feito--O bom e o mau, você fez por amor."

"Você cuidou do seu irmãozinho por amor. Você lutou por esse mundo inteiro por amor."

"Esse é quem você é!"

"Você é o homem que mais solidário do mundo."

"Você é o ser humano mais altruísta, mais amável que eu já conheci."

"Sabe, desde que nos conhecemos, desde que eu te puxei do Inferno, conhecer você me mudou."

"Porque você se importava, eu me importei."

"Eu me importei com você. Eu me importei com o Sam. Eu me importei com o Jack. Mas eu me importei com o mundo inteiro por sua causa."

"Você me mudou, Dean."

"Por que isso parece com uma despedida?"

"Porque é."

"Eu te amo."

"Não faça isso, Cas."



"Cas--"

"Adeus, Dean."

"O que--Ugh!"









*ligação de Sam*



Enfim, beleza não entender quão significativo isso é, beleza não ter gostado por qualqur motivo que seja e beleza qualquer outra coisa, mas só não venha tentar diminuir a importância disso. Ainda têm dois episódios pela frente, então deixa a gente comemorar primeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas